Quando criança, não tive muito incentivo à leitura,
apesar da minha mãe sempre acompanhar e cobrar bons resultados meus e de minhas
duas irmãs. Por conta disso, sempre tiramos ótimas notas, tínhamos horário de
estudos, brincávamos de escolinha, tínhamos uma lousa grande, muitos giz
coloridos, mas não sei por qual razão os meus pais não compravam livros pra
gente.
Recordo-me
dos primeiros livrinhos que a professora levava e pedia para que fizéssemos à
leitura: "Os Três Porquinhos", "Chapeuzinho Vermelho",
"A Branca de Neve", ...
Todas as salas de aula tinham
na parte superior da parede, logo acima da lousa, uma pintura que ilustravam
estes contos infantis.
Tudo
era muito bonito, mágico! As primeiras frases, as salas pintadas, a viagem em
nossa imaginação!
Lembro-me que melhorou o meu interesse pela leitura,
quando abriu a biblioteca municipal, provisória, em um prédio frente a nossa
casa, daí comecei a frequentar, pegar uns livros pra ver as imagens, enquanto
conversava com a bibliotecária, que era uma pessoa bem bacana. E com o tempo a
leitura foi melhorando, inclusive com incentivo da bibliotecária.
Hoje, não sou uma leitora assídua, não tenho um livro
de cabeceira, mas leio sim, algumas notícias que me chamam a atenção no jornal,
diariamente; gosto dos exemplares da revista de Cálculo que são enviadas a
escola. Estou sempre à procura de algo que me agrade.
Hoje os jovens não dão a importância à leitura como
deveriam, o que gera desencantamento, a dificuldade na produção de textos. Eles
são sim uma geração voltada à tecnologia, porém, dando muita importância às
redes sociais, vendo muitos erros, o que nem sempre acrescenta algo de bom. O
incentivo, acredito que seja essencial, mas a oferta desses outros gêneros
passam a ser um grande vilão.
A grande maioria das pessoas que escolhem trilhar pela
área de exatas, fazem isso por gostar mais das coisas objetivas, "curtas e
grossas", como diz o ditado, consequentemente apresentam dificuldade em
redigir textos. Toda regra tem exceção, por isso, disse que é a maioria, pelo
menos que eu conheço. Lógico que hoje até mesmo com o material que temos para
trabalhar em sala, o caderninho do aluno, apresentam "leituras e análise
de texto" para introdução de um assunto novo, sem contar com o material
que levamos para as aulas, também fazendo incentivo à leitura. O nosso papel é
inserir novas metodologias, textos, narrativas, ..., que nos auxiliam a
desenvolver a nossa prática leitora e escritora, assim como a de nossos alunos.
Olá Érica e todas as meninas do grupo 3, sou do grupo 1 e estou visitando seu blog. Gostaria de parabenizá-las pela criação que ficou linda. Em especial a você Érica que caprichou no visual.
ResponderExcluirAdorei mesmo. Os depoimentos e fotos ficaram muito bons.
Obrigada Cheila,fico feliz!!!! Vou ser sincera com você, não foi nada fácil criar o blog porque eu não sabia nem começar, tive ajuda das colegas no inicio e fui incrementando cada dia um pouquinho...fuçando, peguei gosto. Abraços Érica.
ExcluirErikinha, ficou muito bom, viu?? Vc ta de parabéns amiga. Bjinhuss
ResponderExcluirObrigada amiga Jussiene, estou aprendendo bastante com esse Curso à distância de formação de professores de Matemática "Melhor Gestão Melhor Ensino". Quem diria, eu mexendo em blogs.
ExcluirOi sou a Neusa do grupo 6, visitei o seu blog e gostei muito, fiz também a leitura da pagina da Graziele que contou sobre a sua infância e a pratica de leitura, foi bem sincera, gostei.
ResponderExcluirAmei o blog ... um estimulo a todas as pessoas !! Parabéns Erica Mendonça !!! Excelente trabalho.
ResponderExcluirObrigada Vanessa, na verdade conseguimos guardar um conhecimento mais facilmente na memória quando ele é armazenado como uma história. "Storytellig" Tenho muito carinho e saudades desse tempo.
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