domingo, 16 de junho de 2013

Sugestão extra: Construção da Bola de futebol


  • Tema: Espaço e Forma
  • Conteúdo do Currículo: Polígonos Regulares e áreas de um Polígono
  • Público Alvo: 1 ano do Ensino Medio e 8 anos/ 7série
  • Tempo previsto: 7 aulas
  • Competências e Habilidades: Identificar os polígonos regulares através da verificação prática dos seus lados e áreas e construir o Icosaedro Truncado, popularmente conhecida como a bola de futebol, através de uma sequencia prática. O Grupo de Competência é Grupo I e III: Competências para observar e compreender. H29 - Resolver problemas que utilizam as propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares)
  • Objetivo: Explorar o conhecimento prévio que o aluno já possui sobre o assunto , levando-o a fazer conjecturas e testar suas hipóteses. Estimular o aluno a identificar inicialmente áreas e perímetros, comparar e interpretar os polígonos de acordo com os lados. Levar o aluno a construir seu conhecimento final por meio da construção da bola esférica.
  • Justificativa: Fazer um estudo do sólido de Arquimedes no qual as atividades apresentem uma sequência de possibilidades para o estudo de lados, ângulos, diagonais e áreas dos polígonos regulares mais conhecidos: triângulo, quadrado, pentágono, hexágono, heptágono, octógono, eneágono e decágono. Uma observação natural de constatação do pentágono é que é o unico polígono , cujo número de diagonais têm o mesmo número de lados d = n.(n-3)/2
  • Desenvolvimento da Situação de Aprendizagem: Após explorar com os alunos os conteúdos matemáticos sobre áreas, perímetros e número de lados, diagonais, ângulos internos e externos de um polígono regular, desenvolver o método para construção da bola de futebol, usando os moldes já pré-definidos de 5 cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário