Plano de aula coletivo
- Tema: Espaço e Forma
- Conteúdo: Simetrias
- Público Alvo: 7º Ano/6ª Série
- Tempo previsto: 8 aulas
- Habilidade: H20: Identificar simetria axial e de rotação na leitura das representações dos objetos no dia a dia e das figuras geométricas. Grupo de Competência: Grupo I: Competências para observar
- Objetivo: Explorar o conhecimento prévio que o aluno já possui sobre o assunto, levando-o a fazer conjecturas e testar suas hipóteses. Estimular o aluno a identificar simetrias por meio da leitura, comparar e interpretar imagens. Identificar padrões geométricos em diversas imagens, incentivar a prática de interpretação das linguagens do desenho, da arte. Levar o aluno a construir seu conhecimento por meio de atividades que exploram a observação, a criatividade e a análise de formas em diferentes contextos.
- Justificativa: Apresentar um plano de aula que explore as ideias do estudo das simetrias, no qual as atividades apresentem uma sequência de possibilidades para o estudo de ângulos e simetrias, explorando objetos do cotidiano, malhas quadriculadas, de pontos e obras de arte. A sedução é o ponto chave para manter o estímulo do aluno. A dedicação, disciplina e motivação são fundamentais para que seja desenvolvido com eficácia o processo ensino-aprendizagem, despertando também a apreciação da arte.
- Estratégias: Explorar o conhecimento prévio dos alunos através da interpretação de algumas imagens, identificando as características das simetrias. Trabalhar com as atividades propostas no caderno do aluno, construindo as figuras de acordo com a simetria abordada. Apresentação de slides ressaltando as características das simetrias abordadas, relacionando-as a imagens do seu cotidiano, associando também as obras do artista holandês M. C. Escher, assim como a apresentação da sua história de vida. Construção de imagens com simetrias: axial, de rotação e de translação.
- Recursos Materiais e Tecnológicos: Aula investigativa, exploratória; Construção de figuras, fazendo uso dos instrumentos geométricos; Utilização do data-show para apresentação dos slides; Leitura e análise das obras do artista M. C. Escher;
- Avaliação: Construção de figuras envolvendo as simetrias: axial, de rotação e de translação. Participação nas interpretações das obras do Escher, identificando o(s) tipo(s) de simetria utilizado. Construção de um padrão geométrico e criação de uma obra de arte utilizando as simetrias.
- Recuperação: Oficinas de simetria: atividades de construção de figuras envolvendo as simetrias, utilizando softwares matemáticos; tinta guache, folha de sulfite e régua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário