domingo, 16 de junho de 2013

Plano de aula coletivo


  • Tema: Espaço e Forma
  • Conteúdo: Simetrias
  • Público Alvo: 7º Ano/6ª Série
  • Tempo previsto: 8 aulas
  • Habilidade: H20: Identificar simetria axial e de rotação na leitura das representações dos objetos no dia a dia e das figuras geométricas. Grupo de Competência: Grupo I: Competências para observar
  • Objetivo:   Explorar o conhecimento prévio que o aluno já possui sobre o assunto, levando-o a fazer conjecturas e testar suas hipóteses.  Estimular o aluno a identificar simetrias por meio da leitura, comparar e interpretar imagens.  Identificar padrões geométricos em diversas imagens, incentivar a prática de interpretação das linguagens do desenho, da arte.  Levar o aluno a construir seu conhecimento por meio de atividades que exploram a observação, a criatividade e a análise de formas em diferentes contextos.
  • Justificativa: Apresentar um plano de aula que explore as ideias do estudo das simetrias, no qual as atividades apresentem uma sequência de possibilidades para o estudo de ângulos e simetrias, explorando objetos do cotidiano, malhas quadriculadas, de pontos e obras de arte. A sedução é o ponto chave para manter o estímulo do aluno. A dedicação, disciplina e motivação são fundamentais para que seja desenvolvido com eficácia o processo ensino-aprendizagem, despertando também a apreciação da arte.
  • Estratégias:  Explorar o conhecimento prévio dos alunos através da interpretação de algumas imagens,  identificando as características das simetrias.  Trabalhar com as atividades propostas no caderno do aluno, construindo as figuras de acordo com a simetria abordada. Apresentação de slides ressaltando as características das simetrias abordadas, relacionando-as a imagens do seu cotidiano, associando também as obras do artista holandês M. C. Escher, assim como a apresentação da sua história de vida. Construção de imagens com simetrias: axial, de rotação e de translação.
  • Recursos Materiais e Tecnológicos:  Aula investigativa, exploratória;  Construção de figuras, fazendo uso dos instrumentos geométricos; Utilização do data-show para apresentação dos slides;  Leitura e análise das obras do artista M. C. Escher;
  • Avaliação:  Construção de figuras envolvendo as simetrias: axial, de rotação e de translação.  Participação nas interpretações das obras do Escher, identificando o(s) tipo(s) de simetria utilizado. Construção de um padrão geométrico e criação de uma obra de arte utilizando as simetrias.
  • Recuperação: Oficinas de simetria: atividades de construção de figuras envolvendo as simetrias, utilizando softwares matemáticos; tinta guache, folha de sulfite e régua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário